O 1º Reinado

Reprodução da tela “Primeiro Passo para a Independência”, de Antônio Parreiras, de 1931. A obra retrata o início da forte mobilização popular, em 25 de junho de 1822, quando a Câmara de Vila da Cachoeira, no Recôncavo Baiano, reconheceu a autoridade de Dom Pedro em detrimento da do Rei de Portugal, Desde 19 de fevereiro daquele ano, meses antes da Declaração da Independência nas margens do Ipiranga, já haviam se iniciado os combates na Bahia. O heroísmo dos brasileiros consolidou-se com a vitória decisiva contra as tropas portuguesas na Bahia, em 02 de julho de 1823. Fonte/reprodução imagem: Governo da Bahia.

A vinda da Família Real em 1808 provocou grandes transformações na vida social, política e econômica do Brasil, que culminaram na elevação do País a Reino Unido a Portugal e Algarve, em 1815. Cinco anos depois, a Revolução do Porto em Portugal provocou a crise que desencadeou o movimento da Independência do Brasil, trabalhada pela classe política, proclamada pelo Príncipe D. Pedro e sustentada pelas armas na Guerra da Independência (1822-1823). 

Os principais acontecimentos do Primeiro Reinado foram a outorga da Constituição de 1824, o reconhecimento da Independência por Portugal (1825), a renúncia de D. Pedro I ao trono de Portugal, a instalação da Primeira Legislatura (1826) e a Convenção de Paz de 1828, pela qual o Império reconheceu e garantiu a independência do Uruguai. Com a Independência, o Brasil começou a enfrentar a questão da abolição da escravatura.

Em 1824, o governo debelou uma revolta ocorrida no Nordeste, a Confederação do Equador, de cunho separatista. No Sul, em 1825, o Brasil travou guerra com as Províncias Unidas do Prata, da qual saiu vitorioso pelo reconhecimento da Fronteira Sul e manutenção da integridade territorial brasileira. O Primeiro Reinado se encerrou em 1831, com a abdicação de D. Pedro I, em favor de seu filho Pedro.

Considerados os anos pré-Independência, os grandes nomes do período foram Hipólito da Costa, a Princesa Leopoldina, José Bonifácio, Joaquim Xavier Curado, José Clemente Pereira, Joaquim Gonçalves Ledo e Felisberto Caldeira Brandt Pontes de Oliveira Horta, além, claro, do Príncipe-Regente e Imperador D. Pedro, cuja coragem e liderança garantiram a independência e a unidade do Brasil.

ARTIGOS E VÍDEOS

A Independência do Brasil

A centelha da Independência

Guerra da Independência do Brasil: políticas e estratégias em confronto

A Estratégia do Brasil na Guerra da Cisplatina (1825-1828)

O que o Bicentenário da Independência nos legará

Porque o Dia do Fico ficou na História

Passo do Rosário, a batalha da primeira vitória do Brasil

Passo do Rosário, o triunfo incompreendido (vídeo)